A Prefeitura de Salvador divulgou no último dia 13 imagens de seu plano de construir um shopping center sobre a Estação da Lapa, projeto de 1983 do arquiteto João Filgueiras Lima, o Lelé. A estação reúne importantes linhas de ônibus da capital baiana e, por sua localização no centro histórico da cidade, conecta os Barris à Piedade.
O grande fluxo de pedestres originado pela estação – que agora é também o ponto final da linha de metrô inaugurada há poucos meses – levou à construção, ainda nos anos 1980, do primeiro shopping center nas proximidades, que se beneficiou do contingente de pessoas que por ali passam diariamente. Anos mais tarde, um segundo equipamento do tipo foi construído, concentrando ainda mais os comércios e serviços e esvaziando as ruas do centro de Salvador.
A Rua Chile, com a maioria de suas portas fechadas, é um dos maiores exemplos dos efeitos nocivos à vitalidade urbana que esses equipamentos centralizadores podem causar à vida de rua em uma cidade. Com o fluxo de pessoas direcionado aos shoppings, os espaços verdadeiramente públicos são esvaziados, ocasionando problemas já conhecidos como insegurança e degradação.
Em um artigo publicado por Márcio C. Campos no portal Vitruvius um dia após a divulgação das imagens da prefeitura, o autor ressalta que a “completa inadequação da escala entre a proposta [do novo shopping center sobre a estação] e o sítio só faz ampliar uma série de problemas relacionados à ocupação ali já extremamente densa e desordenada.”
Campos aponta ainda um estratagema nocivo maquinado com a proposta: “a proposta de um shopping sobre a Estação da Lapa revela a tentativa de cooptar para a concentração em tal empreendimento do potencial de público agregado desde que o metrô, inaugurado há poucos meses, tem ali a sua estação final. Então se trata de concentrar em um empreendimento de caráter privado as vantagens advindas da instalação da rede de transporte.”
Iniciativas contrárias à proposta já estão em marcha, como por exemplo, a petição “NÃO ao Shopping na Estação da Lapa”, iniciada por Adrielly Oliveira Carneiro na página change.org e endereçada ao Prefeito de Salvador, ACM Neto, ao Secretário de Urbanismo, Silvio Pinheiro, e ao Secretário de Mobilidade da cidade, Fábio Mota.
Na petição, Adrielly atenta para a necessidade de restauro na obra de Lelé, mas ressalta que estas deveriam ser resultado de um concurso público de projetos, e que em hipótese alguma a proposta do shopping sobre atual estrutura contribui com o estado e permanência do projeto de 1983.